Volta às aulas aquece mercado dos pequenos negócios neste início do ano | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

21 de janeiro de 2024

Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às oportunidades neste começo de ano. O período que antecede a volta às aulas movimenta o comércio e impacta diretamente o segmento da educação, mas também nichos de diferentes setores, como micro e pequenas empresas do ramo de livrarias, papelarias, malharias, calçados, vestuários e acessórios, bem como lojas de artigos esportivos e de informática.
Quem já empreende ou tem interesse em ser dono do próprio negócio precisa entender o cenário, conhecer o comportamento do consumidor e não se limitar em apenas aumentar as vendas. O momento também é favorável para abertura ou expansão dos negócios, criação de novos canais de atendimento e relacionamento com os clientes, fechamento de parcerias, entre outras possibilidades.
No caso da procura pelo material escolar, não há dúvida de que a expectativa dos pais e dos responsáveis é economizar. Para isso, eles gostam de “pechinchar”, fazer pesquisa de preços em lojas físicas e on-line para encontrar o melhor custo/benefício. Também é muito comum a procura por livros usados em boas condições de uso em lojas especializadas.
Em Brasília, o Sebinho é o maior estabelecimento de livros usados da capital federal, com 38 anos no mercado. A proprietária Cida Caldas conta que nesta época do ano o movimento no local começa a crescer devido à demanda da volta às aulas. Para se preparar, ela contrata mais funcionários para ajudar no atendimento que segue alto até fevereiro.
“Muitos pais já nos procuram quando os filhos entram de férias no final de novembro. Alguns querem vender os livros que não serão mais usados e outros já fazem pedidos e reservas de exemplares literários bem concorridos”, explica.
Com um acervo com mais 90 mil livros, o Sebinho é referência na capital federal e atende pedidos do Brasil inteiro. Segundo Cida, além de oferecer economia para o bolso dos apaixonados pela leitura, o local também oferece uma cafeteria e bistrô que agregam valor ao estabelecimento.
No Brasil, o preço de livros ainda é muito alto e esse período favorece nosso negócio. Temos um aumento significativo nas vendas que chegam a aumentar até 70%.
Cida Caldas, dona do Sebinho.
Confira abaixo cinco dicas para ter maior vantagem competitiva e aumentar seu faturamento no período:
História

source

Você está lendo:

Volta às aulas aquece mercado dos pequenos negócios neste início do ano | ASN Nacional – Agência Sebrae de Notícias

Facebook
Twitter
LinkedIn
Posso ajudar?
1