Para facilitar o acesso dos usuários aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza o Portal e aplicativo da Saúde, plataforma que facilita o agendamento de consultas, acesso ao cartão de vacinação, controle de medicamentos, resultado de exames, entre outras funcionalidades.
Para a moradora do conjunto Augusto Franco, Talita Marcelle de Abreu, o aplicativo está aprovado. “Fiquei sabendo sobre o Portal e aplicativo aqui mesmo na Unidade. Preenchi o formulário disponível no site da Prefeitura e forneci meu e-mail, nome completo, número de telefone, nome da mãe, data de nascimento e CPF. Após a análise dos dados, recebi a senha de acesso por meio do WhatsApp. Tudo muito rápido e fácil”, relata.
Deise da Silva é outra usuária que reconhece a importância do Portal e do aplicativo. “Cheguei aqui e logo me explicaram sobre as possibilidades de acesso para marcação. Toda esta tecnologia veio para ajudar, agilizando o acesso ao SUS e com isso trazendo mais saúde para toda a população. É ótimo não enfrentar fila e resolver muitas coisas pelo celular”, afirma.
Segundo a gerente da UBS Augusto Franco, Viviane Menezes, é importante que a população conheça e utilize a ferramenta. “Com essas ferramentas, melhoramos a qualidade do atendimento prestado, facilitando o serviço em saúde e dando mais conforto à população. Ao acessar o portal, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria. Já no aplicativo, além dos referidos serviços, o usuário tem acesso a resultados de exames, ao registro dos medicamentos de uso contínuo e os que foram retirados na unidade de saúde, bem como poderá avaliar o atendimento recebido” enfatiza.
Validação e senha de acesso
O aplicativo “Mais Saúde Cidadão” está disponível na loja de aplicativos dos aparelhos celulares com sistemas Android e IOS. Além da possibilidade de baixar pelo QRCode que está sendo disponibilizado nas UBSs, com a presença de profissionais para orientar a população.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da SMS, Adson Gomes, o aplicativo e o Portal são ferramentas que promovem mais autonomia às pessoas. “Otimizamos o tempo do usuário, que não precisa se deslocar até a Unidade, acessando serviços disponíveis no seu próprio celular. Usuários menores de 18 anos podem ser cadastrados, desde que tenham responsável legal, o qual, automaticamente, será a pessoa encarregada pelas informações”, reforça.
Após o envio das informações, a equipe responsável pela análise dos dados tem até 30 dias para uma devolutiva sobre o cadastro. “Quando todos os dados e documentos são fornecidos corretamente, é enviada para o contato fornecido (WhatsApp, SMS ou e-mail) uma senha de acesso que poderá ser utilizada tanto no portal quanto pelo aplicativo. O login sempre será o CPF do usuário cadastrado. E caso algo dê errado ou se não chegar em até 30 dias a senha de acesso, o usuário deve entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 729 3534, opção 2”, orienta Adson.
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