Susaf é pauta de Seminário e de encontro do Sebrae – Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

3 de setembro de 2023

Experiência foi apresentada em Santa Maria para municípios da região central e no DF durante evento do Sebrae
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A experiência gaúcha do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o SUSAF, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) foi tema de uma Sala Temática do evento “Juntos para Transformar”, organizado pelo Sebrae em Brasília/DF de 02 a 04 de agosto. A apresentação foi feita pelo chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Endrigo Pradel, no dia 04.
“O SUSAF é comprovadamente uma ferramenta de fortalecimento do agronegócio gaúcho, comprovando a qualidade dos nossos produtos e levando alimentos seguros à nossa população”, destaca Endrigo.
Segundo ele, cerca de 300 empresas têm hoje o selo para comercializar em todo o território gaúcho. E 203 municípios já fizeram adesão ao sistema, sendo 119 com pelo menos um estabelecimento credenciado e ativo e 58 ainda não têm indicação de estabelecimento.
O encontro em Brasília teve por objetivo discutir ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, incluindo painéis temáticos sobre desburocratização, inovação, simplificação nas atividades rurais, agricultura moderna, sustentabilidade, entre outros.
Na Região Central
E em Santa Maria, o Sistema também foi apresentado durante o 1º Seminário Regional de Segurança de Alimentos –  Adesão e Manutenção aos Sistemas de Inspeção SISBI e SUSAF, organizado pela prefeitura da cidade e pela Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMCENTRO), realizado na última semana de julho. A equipe do SUSAF da Secretaria apresentou os requisitos para adesão ao Sistema, estabelecidos pela Lei 13825/11 e atualizados pelo Decreto 55324/20.
A região de Santa Maria conta com três municípios aderidos: Jaguari, Santa Maria e São Pedro do Sul, mas ainda não tem nenhum estabelecimento credenciado. “Este primeiro seminário nasceu da necessidade de aumentarmos as adesões dos municípios aqui na Região Central aos sistemas SUSAF e SISBI, de esclarecer como funciona, o que é necessário”, destaca a supervisora regional da Seapi de Santa Maria, Gisane Lanes.
Gisane ressalta que “no final do 1º Seminário Regional, deu para sentir que o pessoal entendeu que o caminho é fortalecer o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), para que estas agroindústrias que durante a pandemia estavam ampliando seus mercados continuem se desenvolvendo”.
Entre os benefícios de adesão ao SUSAF estão a abertura de novos mercados dentro do Rio Grande do Sul para as agroindústrias, fortalecendo a economia local, o aumento de arrecadação para os municípios e garantia de qualidade para o consumidor, já que os produtos passam por um controle de qualidade higiênica-sanitária. A adesão ao sistema passa por diferentes etapas, como a adesão do município, o credenciamento da agroindústria e o monitoramento.
“Estas oportunidades de divulgação do SUSAF e de sensibilização dos envolvidos, técnicos e gestores públicos, da importância da adesão e da permanência no sistema, são fundamentais”, destacaram as analistas agropecuárias florestais, Bruna Grandi e Daiana Severo, da equipe do Susaf da Secretaria da Agricultura.
Mais informações sobre o Susaf, inclusive sobre a Cartilha de Orientação, podem ser obtidas aqui.  
E também pelo fone (51) 3288-6355 ou pelo email [email protected]

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