» Rodadas de Negócios fazem ponte de produtos baianos com o … – Sistema FIEB

10 de agosto de 2023

 Participaram da iniciativa 86 empresas da Bahia e de outros estados, resultando em 327 encontros de negócios, com estimativa de negócios de cerca R$ 5 milhões.

Para aumentar a visibilidade e incentivar a entrada de produtos de origem brasileira no mundo, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Centro Internacional de Negócios da FIEB com o apoio de outras 10 Federações da Industria (Rede CIN),  da Apex-Brasil, Sebrae e ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, promoveu algumas atividades no âmbito da 30ª edição do Festival Internacional de Cacau e Chocolate, entre os dias 20 e 23 de julho de 2023
Na Bahia, em Ilhéus, além das rodadas de negócios, presencial e virtual, com cinco compradores internacionais representando os mercados do Reino Unido, Panamá, Canadá, Portugal e Chile, os empresários tiveram também a oportunidade de expor seus produtos em dois showrooms: o ORIGEM BRASIL que contou com a participação de produtores de chocolate e derivados, café, frutas, mel, cereais, doces e bebidas e o MULHERES DA TERRA no qual expuseram 12 empresárias do setor de cacau e chocolate.
“Iniciativas como estas fazem parte de um trabalho contínuo de apoio à melhoria da competitividade e  internacionalização das MPEs baianas , cujo potencial de acesso a mercados internacionais é identificado,  através de ações de capacitação, mentoria, promoção comercial e de estudos de mercado, entre outros,  realizados pelo CIN-Centro Internacional de Negócios da FIEB e por entidades parceiras, a  exemplo do IEL- Instituto Euvaldo Lodi, CNI – Confederação Nacional da Industria, Sebrae, Apex-Brasil e outras”, explica Patrícia Orrico, gerente do CIN FIEB.
Interação com potenciais clientes – Os compradores tiveram também a oportunidade de realizar visitas técnicas a fazendas de cacau e  de conhecerem a fábrica da Benevides Chocolates Finos: “Gostamos muito da seleção dos compradores deste ano e percebemos que, pelo menos três, ficaram interessados em nossa marca. De nossa parte, ficamos especialmente interessados no comprador do Reino Unido e estamos com grandes expectativas de evoluirmos para nossa primeira exportação”, conta a empresária Leilane Benevides.
Leilane explica que a Benevides Chocolates participa das atividades de promoção comercial, a exemplo de rodada de Negócios, missões e feiras internacionais, desde o lançamento da marca, em 2018, sempre com a intenção de entender o que os compradores internacionais estavam procurando, as exigências legais com relação a ingredientes e certificações. “Mas este ano, em Ilhéus, foi diferente. Chegamos na rodada com vontade e preparados para exportar, inclusive com certificação do PEIEX”, revela.
Para Gudrun Gotsch, fundadora da Selva e Paz Alimentos Agroflorestais, foi uma experiência positiva participar do Festival e das Rodadas de Negócios. “Os compradores se mostraram bem animados, um deles já entrou em contato para fecharmos negócios, e também nos ajudou a ter ideia de como podem funcionam os mercados internacionais. Poder ter contato direto com representantes da Rede CIN e Apex também foi muito bom”, afirma.

source

Você está lendo:

» Rodadas de Negócios fazem ponte de produtos baianos com o … – Sistema FIEB

Facebook
Twitter
LinkedIn
Posso ajudar?
1