Número de proposições politicamente incorretas aumenta ano a ano nas maiores empresas dos EUA; maioria dos acionistas é contra
O número de propostas politicamente incorretas feitas por acionistas dentro das 3.000 maiores empresas dos Estados Unidos cresce ano a ano, impulsionado por grupos conservadores.
Levantamento da consultoria ISS-Corporate com informações dos 5 primeiros meses do ano mostra que o número de propostas contrárias à cartilha do ESG (boas práticas sociais, ambientais e de governança) subiu de 13 para 82 no período de 2020 a 2024.
A adesão, no entanto, ainda é baixa. A mediana de votos favoráveis de acionistas a essas propostas é inferior a 2%.
Do outro lado, propostas que sigam a cartilha ESG tiveram forte redução no apoio de acionistas de 2021 a 2023. Nos 5 primeiros meses de 2024, porém, houve uma leve recuperação.
As propostas nas assembleias de acionistas relacionadas à sustentabilidade, por exemplo, passaram de uma mediana de 49,4% de votos favoráveis em 2021 para 19,8% em 2023. Nos 5 primeiros meses de 2024, a mediana subiu levemente, para 21%.
As propostas politicamente incorretas são impulsionadas pelo think tank conservador NCPPR (Centro de Pesquisa de Políticas Públicas, na sigla em inglês), mostra reportagem recente (em inglês, para assinantes) do Washington Post.
São uma reação ao que é visto pelos conservadores como “exagero” de políticas a favor de minorias.
A organização diz que as políticas ESG e outras práticas de responsabilidade social e ambiental podem afetar os negócios.
Citam como exemplos:
A movimentação conservadora nas assembleias de acionistas faz parte de um movimento maior de reação à agenda abraçada por várias empresas nos últimos anos de políticas sociais e ambientais.
Ativistas conservadores começam a usar propostas e votos em assembleias de acionistas para tentar frear o movimento de adesão das companhias às práticas de ESG.
É uma tentativa de usar a mesma pressão feita por grupos ligados à sustentabilidade e à defesa de minorias nas empresas no sentido contrário.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.