Mais um encontro do Programa Contribuinte Arretado foi realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL). A oportunidade reuniu, nesta quarta-feira (02), membros contadores e advogados das diversas entidades representativas dos contribuintes para sanar dúvidas e debater sobre pautas relacionadas à classe. A reunião ocorreu no auditório do prédio-sede do órgão, no centro de Maceió.
Na ocasião, foram apresentados aos contadores e advogados projetos que estão sendo desenvolvidos pelo órgão, com o objetivo de facilitar a interação fisco-contribuinte. Isso servirá para que o contribuinte, dentre outras finalidades, tenha ainda mais meios de acessar os serviços da secretaria de forma mais ágil e prática.
De acordo com a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, esses produtos foram pensados para atingir duas finalidades do Contribuinte Arretado.
“Primeiro é para evitar redundância, trazendo mais simplificação e desburocratizando os procedimentos. E segundo, promover o acesso do contribuinte as informações da Sefaz para que ele cumpra com as obrigações tributárias dele da melhor forma possível”, destacou.
Segundo a líder do Contribuinte Arretado e auditora fiscal da Receita Estadual, Elka Gonçalves, essas reuniões são fundamentais para a promoção de um engajamento ainda maior dos contribuintes com a secretaria.
“Queremos cada vez mais estreitar a relação fisco-contribuinte. E de que maneira fazemos isso? Buscando com que o contribuinte, que está aqui sendo representado pelas entidades que são colocadas no âmbito do programa, efetivamente contribua com a Sefaz na modernização que estamos promovendo”, comentou.
O diretor técnico do Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont-AL), Abinael Felix, participou do momento e ressaltou que essa reunião foi de suma importância para os representantes, pois levam imediatamente todas as dificuldades da categoria para a Sefaz-AL, buscando soluções.
“Além disso, são comunicadas simultaneamente novas situações e resoluções sobre a legislação tributária, para manter os contadores, advogados e a sociedade informados. Por isso que são fundamentais essas reuniões do programa do Contribuinte Arretado para unir todas as entidades. Assim, permite compartilhar tarefas e diminuir a distância entre os contadores, advogados e contribuintes”, frisou.
Governo do Estado de Alagoas © – 2017
Governo do Estado de Alagoas © – 2017