Prefeitura alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico da … – Prefeitura Municipal de Imperatriz

24 de julho de 2023

Publicado em: 26/06/2023 por Luana Barros
Secretaria de Saúde
Dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que informou que mais de 17 milhões brasileiros vivem com a doença. (Foto: Aleilton Santos)
A diabetes é um importante e crescente problema mundial. O Brasil é o quinto pais com maior incidência no mundo. Dados foram divulgados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que informou que mais de 17 milhões brasileiros vivem com a doença.  Além disso, muitos não sabem que tem o problema, pois é algo silencioso e se desenvolve ao longo do tempo. 
A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas. O médico Pedro Sales, que integra equipe de atendimentos da Atenção Primária em Saúde de Imperatriz, dá mais detalhes sobre a doença.
“A prevenção e o diagnóstico são de extrema importância para a manutenção da qualidade de vida da população, devido aos impactos causados nas condições e custos de saúde pública. Recomenda-se a realização de rastreamento periódico, principalmente em indivíduos com fatores de risco e familiares. Além do acompanhamento, a adoção de um estilo de vida saudável associado à alimentação e exercícios físicos é o cuidado de maior importância. Assim, será possível prevenir complicações relacionadas às doenças cardíacas, oculares, neuropatias e a ocorrência de amputações”.
A doença pode se manifestar em dois tipos. A diabetes tipo 1 surge devido a uma reação autoimune: o sistema imunológico passa a identificar e atacar as células produtoras de insulina do pâncreas. Como resultado, o corpo produz pouca ou nenhuma insulina. A tipo 2 está diretamente relacionada a questões, como: histórico familiar, excesso de peso, má alimentação, sedentarismo e pressão alta.
O diabético tem o direito de receber do SUS a medicação para controle, e os insumos para medir a glicose no sangue, como as tiras e lancetas. Para isso, precisa se dirigir à Central de Assistência Farmacêutica, de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), e realizar o cadastro ou renovação. Documentos necessários para solicitação: RG e CPF, Xerox do cartão SUS, especificar o tipo de diabetes, xerox da receita do município contendo insulina ou medicamentos, xerox do laudo do município com as quantidades de fitas, lancetas seringas, agulhas e glicosímetro, xerox do comprovante de endereço e xerox do RG e CPF do responsável.
A CAF funciona dentro do Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes.
18/07/2023
14/07/2023
13/07/2023
12/07/2023
Roda de conversa trabalha fortalecimento dos avós no vínculo familiar
Asfalto na Rua Dom Cesário melhora trafegabilidade no Maranhão Novo
Ruas do Maranhão Novo recebem obras de terraplenagem
Sinfra trabalha intensamente na recuperação e pavimentação de vias na cidade
Rua Rui Barbosa, 201, Centro
65900-440 – Imperatriz – MA

source

Você está lendo:

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção e diagnóstico da … – Prefeitura Municipal de Imperatriz

Facebook
Twitter
LinkedIn
Posso ajudar?
1