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As “Estratégias-R” (Repensar, Regenerar, Reduzir, Reutilizar e Recuperar) foram os termos mais conhecidos entre os entrevistados
Uma pesquisa lançada pelo Sebrae intitulada “Engajamento dos pequenos negócios brasileiros às práticas de economia circular”, revelou que apenas 16,51% dos pequenos negócios têm conhecimento sobre economia circular.
A maioria dos entrevistados declarou que “já ouviu dizer, mas não compreende do assunto” (45,21%) ou “não conhece e nunca ouviu falar do assunto” (38,28%), somando 83,49% de participantes que não estão familiarizados ou não compreendem o tema.
As “Estratégias-R” (Repensar, Regenerar, Reduzir, Reutilizar e Recuperar) foram os termos mais conhecidos entre os entrevistados. Este baixo índice de conhecimento evidencia a necessidade de maior disseminação do conceito de economia circular, que vai além da reciclagem e é crucial para enfrentar problemas como mudanças climáticas, perda de biodiversidade e poluição.
Victoria Almeida, gerente da rede da Fundação Ellen MacArthur na América Latina, analisa que a pesquisa do Sebrae demonstra a relevância de continuar promovendo o conceito de economia circular. “Trata-se de um modelo que vai além da reciclagem e é fundamental para reverter as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição. Pequenas empresas, com sua agilidade e capacidade de inovação, têm um papel fundamental na construção de uma economia circular”, afirma Almeida.
Pequenas empresas podem se beneficiar significativamente da economia circular. As estratégias de economia circular oferecem oportunidades de redução de custos e novas possibilidades de geração de receita através de inovações em materiais, produtos e modelos de negócio. Esse modelo também endereça aspectos de pelo menos 9 dos 12 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, além de ser um componente essencial da solução para a mudança climática, alinhando-se com as teses de investimento de muitos investidores de impacto.
A pesquisa sublinha a necessidade de aumentar a conscientização e educação sobre economia circular entre os pequenos negócios. “Com sua agilidade e capacidade de inovação, as pequenas empresas podem se beneficiar enormemente da economia circular, que oferece oportunidades de redução de custos e novas fontes de receita. Adotar práticas de economia circular não só fortalece as empresas, mas também impulsiona a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico”, conclui Almeida.
Essa integração de práticas sustentáveis pode transformar os pequenos negócios em atores chave na promoção de uma economia mais verde e resiliente, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos.
Allan Ravagnani
Jornalista com especializações em Finanças, Macroeconomia e Ciência Política. Nas últimas duas décadas trabalhou em veículos como Valor Econômico, Istoé Dinheiro e Folha de S.Paulo.
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