O anuário do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças) aponta que o faturamento líquido nominal da indústria de autopeças no Brasil, de janeiro a maio de 2023, cresceu 6,5% sobre igual período de 2022. O segmento de mercado com maior percentual de aumento de negócios foi a reposição: com 25%.
Para o economista Sergio Duque, que atua no mercado de reposição de autopeças há 30 anos, em 2023 estima-se um incremento entre 6% e 7% nesse valor em todos os segmentos, decorrente da própria relação de demanda proveniente do crescimento natural da frota circulante, com o montante de dinheiro aplicado na reparação estimado R$ 91 bilhões na reparação automotiva, em 2023, em todos os setores do mercado independente e em concessionárias das marcas.
Entende-se por reparação automotiva as atividades que envolvem a realização de tarefas, processos e reparos que são essenciais ao funcionamento de um automóvel. São os serviços de todas as oficinas, como as retíficas, funilarias e pinturas, os centros automotivos com reparos em motores, transmissões, suspensões, freios e sistemas elétricos. Em Goiás, as micro e pequenas oficinas que atuam com reparação automotiva somam cerca de 4.800, segundo o presidente do Sindicato da Reparação Automotiva do Estado de Goiás (Sindirepa-GO), Mario Barbosa Arruda.
Ele enfatiza que, no estado, o segmento de reparação automotiva deve gerar em torno 30 a 35 mil empregos diretos. “Se levarmos em conta que cada micro e pequena oficina possui pelo menos três funcionários, essas são responsáveis pela geração de mais de 14 mil empregos, ou seja, quase a metade das vagas existentes no setor”, analisou. Como o mercado está em pleno crescimento, para se manter competitivo, as empresas que trabalham no setor automotivo precisam acompanhar as tendências da área, além de entender os melhores caminhos para aumentar a produtividade e as vendas.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, analisa que o setor automotivo está em constante evolução e o papel do Sebrae é fomentar o segmento, oferecer capacitações de boas práticas, gestão, vendas, além de segurança por meio do Sebraetec, que é um programa que oferece serviços em inovação e tecnologia para pequenas empresas e tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas. “O Sebrae também apoia empresas em exposições e missões com intuito de dar visibilidade, facilitar o network e implementar as vendas”, explicou.
Expo Peças
Para movimentar o mercado do setor, foi realizada a 7ª edição da Expo Peças, nos dias 4 e 5 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. Considerada a maior feira de peças automotivas do Centro-Oeste, com 160 expositores nacionais e multinacionais, o evento atraiu mais de 30 mil visitantes, que puderam interagir com os mais variados lançamentos e equipamentos do mercado, como pneus, baterias, suspensão, freios, escapamentos, lubrificantes, ferramentas, entre outros. Os negócios foram além das expectativas dos realizadores. Segundo eles, foram R$20 milhões negociados, sendo R$ 10 milhões a mais do que o esperado inicialmente. Com o pós-evento, a estimativa é chegar a R$ 50 milhões.
Diretor comercial da Expo Peças, Paulo Miranda de Souza, disse que os resultados do evento trouxeram muito orgulho porque os negócios aconteceram, parcerias foram realizadas e o evento trouxe mais visibilidade para todos do segmento. “Agradecemos a parceria de todos os participantes, em especial ao Sebrae, ao Senai, ao Sindirepa e ao Sistema Fieg. A Expopeças fomenta o elo entre a cadeia produtiva e o nosso lema é o conhecimento é o poder, e nós tivemos mais de 30 palestras”, frisou.
A gestora do evento pelo Sebrae Goiás, Camila Carvalho, conta que o Sebrae participou com um estande com atendimento a empresários de pequenos negócios durante os dois dias do evento e apoiou a participação de cinco empresas.
“Esse apoio objetiva que as empresas sejam vistas por outros participantes, alavanquem as vendas; gerem contatos qualificados; fortaleçam o relacionamento com os diversos públicos; lancem novos produtos e serviços; atraiam fornecedores e parceiros; fortaleçam a marca, a pesquisa de novas tendências e as soluções de mercado; e, principalmente, impulsionem os negócios e aumentem as vendas”, ressaltou Camila.
–
A entidade também fez parte da programação de palestras, com o consultor Leandro Garibaldi, que falou sobre “Como atrair, conquistar e manter clientes”, que abordou o CRM, que é o gerenciador de clientes, escala da lealdade e estratégia ACM. “São ferramentas de marketing aplicados ao atendimento ao cliente para melhora do principal ativo das empresas, que é o atendimento”, explicou o consultor.
A JJ Borracha Sustentável, de Rosângela Sheila Feitosa, foi uma das empresas apoiadas pelo Sebrae na Expo Peças. Para ela, estar na feira significou captar clientes, fornecedores, estabelecer novas parcerias e fechar negócios, durante o evento ou no pós-evento. A empresa trabalha com peças usinadas a partir da borracha com um conceito de sustentabilidade do meio ambiente com alto padrão de qualidade e inovação. A empresa Fedato, do proprietário Victor Hugo Fedato, também teve apoio do Sebrae. “Nossa empresa trabalha com assessoria de vendas e representa 20 indústrias de reposição de peças, e intermedia os produtos da indústria até o distribuidor. Estamos na Expo Peças desde a primeira edição e precisamos de uma feira goiana para unir os parceiros. Nossa expectativa foi alcançada, que foi fazer negócios e vários contatos”, disse.
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
História