Notícias
Qualificação e Emprego
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) avança na política de inclusão socioeconômica, um dos principais focos do governo para tirar as pessoas da pobreza. O ministro Wellington Dias assinou nesta quarta-feira (05.07) mais um protocolo de intenções para garantir qualificação profissional e emprego para os inscritos no Cadastro Único, desta vez com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
A assinatura ocorreu durante a solenidade, realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, do lançamento da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, que também marcou as comemorações dos 51 anos do SEBRAE Nacional. Para Wellington Dias, o Brasil tem o que comemorar com a instalação da Frente Parlamentar, que conta com representantes da Câmara e do Senado.
“Com parlamentares de todas as regiões, de variados partidos, celebramos juntamente com o SEBRAE, que tem toda uma história de apoio a novas pequenas empresas, o apoio para empresas micro e pequenas já existentes e ainda garantindo as condições de ampliar negócios e a geração de emprego e renda no Brasil. O Plano de Inclusão Socioeconômica, onde, junto com outros segmentos, vamos qualificar pessoas para o emprego e, principalmente, para o empreendedorismo, tendo o SEBRAE como um grande e importante parceiro do Brasil”, manifestou o ministro Wellington Dias.
O deputado Helder Salomão (ES), presidente da Frente Parlamentar, evidenciou o papel dos pequenos empreendedores. “Os pequenos negócios são a grande força da nossa economia e fundamentais pra que o Brasil cresça com distribuição de renda, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Quero convocar, se é que eu tenho esse direito, todos os parlamentares que compõem a mesa diretora desta Frente, demais parlamentares do Congresso Nacional, outras Frentes, parlamentares que dialogam diretamente com esta pauta, representantes dos governos e da sociedade aqui presentes, para que juntos possamos formar um grande movimento em apoio aos pequenos empreendedores do nosso país, porque são eles os responsáveis pelo desenvolvimento local e pela geração de emprego”, argumentou.
Para o presidente do SEBRAE, Décio Lima, o momento representa a unidade e pluralidade entre instituições e sociedade. “A presença do ministro representa a página da indignação do povo brasileiro na construção de um processo de inclusão, para novamente tirar o Brasil desse calvário triste do mapa da fome. O SEBRAE é a porta dos sonhos de milhões de brasileiros, o SEBRAE representa aquilo que está no coração do povo brasileiro, onde 60% querem ser empreendedores, querem desafiar as dificuldades, nessa cultura extraordinária que só o povo brasileiro tem”, declarou.
O SEBRAE representa um público que é 90% de CNPJ, enquanto apenas 1% não são considerados Micro Empreendedores Individuais ou pequenos empreendedores. A instituição é responsável ainda por 85% dos empregos criados pelos MEIs ou pelos microempreendedores. “Somos nós que representamos a possibilidade, inclusive da pulverização da economia, para que a gente possa ter um ambiente mais justo na distribuição da riqueza do nosso país. É o que temos colhido, nas andanças pelo país, agora recentemente nas caravanas que o SEBRAE está fazendo, onde andamos em sete estados”, acrescentou Décio Lima. “É realmente encantadora a energia criativa e potencial que o povo brasileiro tem de superação. Não dá para deixar de acreditar no nosso país e não entender que essa Frente tem um papel neste momento importante, em que o Brasil alcança quase um milhão de novos empregos nos últimos seis meses”, concluiu.
O protocolo de intenções, que conta com a assinatura de cerca de 220 parlamentares, celebrado entre o MDS e o SEBRAE, tem como objetivos aplicar os esforços necessários para promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único, por meio da oferta de ações de apoio a inserção ao mundo do trabalho; apoio à implantação de programas, projetos e ações que aceleram a inclusão socioeconômica e; especialmente, os de apoio a inserção no trabalho.
Assessoria de Comunicação – MDS