Manter juros em 13,75% é "injustificável", diz presidente do Sebrae – Poder360

19 de julho de 2023

Décio Lima falou que “falta sensibilidade” do Banco Central com os pequenos empresários
O presidente do Sebrae, Décio Lima, criticou a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. Para ele, a inflação está “sob controle” e há “falta sensibilidade” com os pequenos empresários e empreendedores do país.
“Se forem pegar emprestado com essa taxa que está aí, já era, vão falir, será uma questão de tempo. Assim acho que o BC está jogando contra a retomada do crescimento do país, só pode ser.”
Décio comentou sobre o tema durante nesta 5ª feira (22.jun.2023), durante reunião do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae.
Na ocasião, Milton Coelho, secretário da Micro e Pequena Empresa do governo federal, defendeu necessidade de mudanças na política monetária. “Precisamos baixar os juros urgentemente para o país crescer e há espaço para isso, por que não fazem?”, disse. “Não fazem porque não querem que o país cresça.”
Décio disse que o Banco Central precisa se colocar no lugar dos pequenos empresários, caso contrário, a situação vai piorar e as pequenas empresas podem deixar de criar empregos no país. “É inviável obter um crédito nesse patamar. É pegar para falir ou quebrar amanhã. É insuportável o que estamos vivendo”.
Pesquisas realizadas pelo Sebrae mostram que a alta taxa de juros praticada no Brasil tem feito com que os donos de pequenos negócios pensem mais na hora de buscar crédito. Nos meses de abril e maio deste ano, 73% dos empreendedores não buscaram empréstimos.
O Banco Central utiliza a taxa básica de juros para controlar a inflação, atualmente em 3,94% no acumulado em 12 meses. Já a meta de inflação para este ano é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual –o piso é 1,75% e o teto, 4,75%.

a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Você está lendo:

Manter juros em 13,75% é "injustificável", diz presidente do Sebrae – Poder360

Facebook
Twitter
LinkedIn
Posso ajudar?
1