Documento garante legalmente todas as transações efetuadas por secretários e prefeitos
Presidente da Ioepa, Jorge Panzera, e a titular da Sepld, Hana GhassanAté o final de fevereiro de 2020, a Imprensa Oficial do Estado deve receber a maior parte do secretariado e dos presidentes das autarquias do Governo e também equipes de gestores das prefeituras municipais. A visita tem o objetivo de fazer a renovação do certificado digital para garantir legalmente todas as transações eletrônicas efetuadas pelos gestores nas secretarias e órgãos públicos.
“Como ano passado foi a primeira gestão do governo Helder Barbalho, todos os secretários empossados tiveram que tirar um e-CNPJ novo para os órgãos. Como normalmente eles tiram com validade de um ano, esse é o período de renovação”, comentou o gerente da certificação digital, Thiago Campelo.
O gerente disse ainda que pelo menos até o final de fevereiro a loja da Imprensa Oficial deve ficar movimentada com a presença de secretários estaduais, municipais e também prefeitos, para renovação do certificado.
Na última sexta-feira (7), foi a vez do secretário de Estado de Turismo, André Dias, fazer a renovação por mais dois anos do certificado da secretaria, o e-CNPJ A3 e, também, adquirir um certificado pessoal, o e-CPF. “A gente já desenvolve 100% os processos de forma eletrônica, através do Processo Administrativo Eletrônico (PAE), e a certificação digital é um passo importante para que a gente possa virtualizar todos os nossos processos, assinaturas e tramitações”, comentou o titular da Setur.
Segundo André Dias, a certificação garante mais mobilidade nas transações eletrônicas, que podem ser feitas, de “qualquer lugar e a qualquer hora”, além da vantagem de eliminar o uso do papel, ser mais sustentável e mais seguro. “A gente está renovando a certificação digital e tem que caminhar no futuro, numa gestão mais eficiente e mais moderna”, concluiu.
Marcos Brandão, presidente da ProdepaTambém renovaram o certificado digital nas últimas semanas o titular da secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Hugo Huataka Suenaga; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), Marcos Brandão; o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral; e Hanna Ghassan, da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).
“Tivemos que fazer essa nova certificação para começar o funcionamento efetivo desta secretaria, que agora é de Planejamento e Administração e, mais uma vez, fiquei muito impressionada com o atendimento. Quero parabenizar o órgão pela agilidade na prestação de serviço de qualidade”, elogiou Ghassan, que emitiu o e-CNPJ A3 Token, com validade de três anos.
Autoridade – A Imprensa Oficial do Estado é uma Autoridade de Registro, vinculada à Autoridade Certificadora (AC) Imprensa Oficial de São Paulo e ao ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). É a única instituição do governo habilitada para emitir o certificado digital, um compromisso social que garante o controle e a segurança de informações de diversos de transações eletrônicas.
As visitas são pré-agendadas pelos telefones ou por e-mail. Na primeira consulta, geralmente são repassadas todas as orientações necessárias para emissão do certificado digital, que pode ser para pessoa jurídica (e-CNPJ) e para pessoa física (e-CPF).
Para saber mais sobre os tipos de certificados digitais que a Imprensa Oficial emite, acesse este link.
ASSISTÊNCIA RURAL
Extensionistas da Emater levam vivência de ATER na agricultura familiar para "Roda de Diálogos"
APOIO
Governo do Pará entrega 250 rabetas a ribeirinhos no Xingu
INVESTIMENTO
Ministério do Turismo anuncia concessão de créditos para empreendimentos do Pará
MEIO AMBIENTE
Expectativas para a Cúpula da Amazônia aumentam com a conclusão dos Diálogos Amazônicos
SAÚDE
Mais de 330 doses de vacinas são aplicadas no terceiro dia de Diálogos Amazônicos
MEIO AMBIENTE
Governador Helder destaca avanços ambientais em diálogo sobre mudança climática na Amazônia
CONSERVAÇÃO
Manejo florestal é destaque como estratégia para manter o equilíbrio dos ecossistemas
INICIATIVAS
Ideflor-Bio e Uepa discutem tecnologias sociais e manejo sustentável em territórios tradicionais