O serviço é um compromisso social da Imprensa Oficial do Estado.
O secretário de saúde do Pará, Alberto Beltrame, esteve na Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) nesta sexta-feira (17), para fazer a certificação digital da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). Alberto Beltrame foi recebido pelo presidente da Ioepa, Jorge Panzera, para realizar o procedimento para emissão do certificado digital (e-CNPJ). “É uma alegria estar aqui na sede da Ioepa e poder encaminhar o processo de certificação digital da Secretaria de Saúde. Para nós, da Sespa, é de extrema importância esse serviço prestado pela Imprensa Oficial do Estado”, afirmou.
O certificado digital é considerado um importante documento eletrônico que comprova autenticidade de pessoas físicas ou jurídicas, garantindo controle e a segurança das informações nas transações eletrônicas. Alberto Beltrame, afirma que já faz uso da assinatura digital e da certificação digital como pessoa física há tempos. “Nós decidimos fazer o e-CNPJ da Sespa porque a certificação promove a segurança e a simplificação para a apresentação de documentos, além de dar credibilidade e fé pública a estes. Trata-se de um serviço prestado pela Ioepa de extrema relevância para a sociedade e para o governo”, complementou.
Jorge Panzera informou a Alberto Beltrame que o processo de tornar os serviços da Ioepa cada vez mais digitais começou pela edição do Diário Oficial do Estado (DOE), que agora é exclusivamente digital, e expandiu para o serviço de emissão de certificados digitais para todo o Pará. Panzera ressaltou ainda que a validação do serviço nos municípios paraenses se tornou possível com a renovação do contrato com a Autoridade Certificadora da Imprensa Oficial de São Paulo (AC/Imesp), ocorrida em 2019. “No Pará, a Ioepa é a única autoridade governamental credenciada pela Imesp para realizar a emissão dos certificados”, informou Jorge Panzera.
Menos burocracia – Segundo o gerente da Autoridade de Registro da Ioepa, Thiago Campêlo, as empresas privadas, associações e prefeituras interessadas em buscar o serviço pela Ioepa podem entrar em contato por telefone, ofício ou e-mail solicitando a demanda.
Entre as vantagens, ele destaca a questão do deslocamento, ou seja, de a Ioepa poder atender na localidade onde o cliente se encontra, diminuindo despesas e ganhando tempo “Além da vantagem financeira, já que nós praticamos valores bem mais acessíveis que os das empresas privadas”, observou o gerente.
São dois tipos de produtos ofertados: o e-CPF, para pessoa física e o e-CNPJ, para pessoa jurídica. Para estes produtos, a Ioepa possui dois tipos de certificados digitais: o modelo A1, gerado e armazenado no computador pessoal, dispensando o uso de cartões inteligentes ou tokens; e o modelo A3, onde os dados são gerados, armazenados e processados em um cartão inteligente ou em Token, permanecendo invioláveis, únicos e com mobilidade.
Serviço – Em Belém, o serviço é feito na travessa do Chaco, 2271, no bairro do Marco, em Belém. A emissão do e-CPF e do e-CNPJ pode ser feita mediante agendamento, pelos telefones: (91) 4009-7843/4009-7828 ou email: [email protected]. Outras informações podem ser obtidas pelo site da Ioepa.
SETEMBRO VERDE
Profissionais do Hospital Abelardo Santos explicam sobre morte cerebral
SAÚDE
Hospital Geral de Tailândia registra queda expressiva na taxa de mortalidade por Sepse
MEIO AMBIENTE
Estado do Pará marca presença no Brazil Climate Summit, nos EUA
EDUCAÇÃO
Professores alfabetizadores de Belém participam de formação continuada
GOVERNO
Estado autoriza recursos emergenciais para rede de saúde pública de Santarém
SAÚDE
Paciente com mieloma múltiplo passa por autotransplante de medula óssea no HOL
CIDADANIA
Seac implanta o “Fala Aqui”, projeto de diálogo e escuta, na UsiPaz em Parauapebas
CONHECIMENTO E AÇÃO
Usina da Paz Jurunas/Condor recebe palestra do projeto ‘TCE Cidadão’