Governo e Sebrae assinam parceria para qualificação inclusiva de empreendedores – Brasil 61

6 de agosto de 2023

Data de publicação: 07 de Julho de 2023, 15:00h, atualizado em 02 de Agosto de 2023, 15:26h
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, assinaram um protocolo de intenções para garantir qualificação profissional e emprego para os inscritos no Cadastro Único. O documento foi assinado na última quarta-feira (5), na cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, no Congresso Nacional. 
Wellington Dias destacou a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento do país e ressaltou que o objetivo do governo é que o setor passe a responder por mais de 50% do PIB nacional. O ministro afirma que, junto ao Sebrae, o governo vai trabalhar na capacitação dos pequenos empresários. 
“A grande aposta do presidente Lula é com o micro, é com o pequeno, é com aqueles que não só botam comida na mesa do povo brasileiro, mas também garantem a maior fatia de empregos. Com certeza, vamos ultrapassar essa meta de 50%”, garantiu.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, exaltou a parceria com o governo federal e com o Congresso Nacional, especialmente por meio da frente parlamentar, no momento em que se discute a reforma tributária. Para ele, a atuação do grupo de trabalho em defesa dos pequenos negócios é fundamental para enfrentar as dificuldades do setor no país, em que 60% dos brasileiros sonham em empreender. 
“Que essa Frente Parlamentar faça a defesa desse setor, no momento que vão enfrentar agora a reforma tributária. Que essa reforma tributária não prejudique o setor dos micro e pequenos empresários com alterações, por exemplo, desnecessárias no Simples. Que não altere negativamente a política criada que induziu, hoje, um ativismo que está legalizado de 15 milhões de brasileiros que estão no MEI. Eles são o retrato de uma possibilidade de aumentar a renda”, pontuou. 
O colegiado representa um espaço de discussão para a construção de políticas públicas para apoio ao segmento, de acordo com o presidente da frente, deputado federal Helder Salomão (PT-ES). Para ele, há necessidade de desburocratizar o processo de abertura de empresas e ampliar a oferta de capacitações para quem deseja empreender. 
“As micro e pequenas empresas contribuem decisivamente para fortalecer o desenvolvimento nacional, regional e local. Elas são estratégicas para fortalecer o mercado interno, ampliar o consumo, garantir a geração de emprego e de oportunidades para a nossa gente e de promover a cidadania empresarial”, resumiu.
A abertura de micro e pequenas empresas bateu recorde no primeiro trimestre de 2023, superando a marca de 214,4 mil novos empreendimentos. O número é 9,2% superior ao mesmo período do ano passado. O setor responde por 72% dos empregos gerados no país, em abril. Além disso, o segmento movimenta cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e representa 99% das empresas do país. Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 
 
Continue Lendo
Economia
Pará: 8,4 mil pessoas começaram a trabalhar no setor de comércio, em 10 anos
Economia
Goiás: 37,8 mil pessoas começaram a trabalhar no setor de comércio, em 10 anos
Economia
Pernambuco: 16,9 mil pessoas deixaram de trabalhar no setor de comércio, em 10 anos
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
SDS Ed. Boulevard Center, Sala 601 | Brasília – DF | CEP: 70391-900
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela &nbsp Humanoide.dev
Como eliminar o chulé?06 Ago 2023, 04:30 h
O TEMPO E A TEMPERATURA: Domingo (6) com pancadas de chuva em grande parte do Norte05 Ago 2023, 18:00 h
O TEMPO E A TEMPERATURA: Domingo (6) com possibilidade de chuva em regiões do Nordeste05 Ago 2023, 17:45 h
Clique aqui para ver as últimas notícias
© 2019 – Brasil 61

source

Você está lendo:

Governo e Sebrae assinam parceria para qualificação inclusiva de empreendedores – Brasil 61

Facebook
Twitter
LinkedIn
Posso ajudar?
1