Por Sheylla Alves
Comunicação CFC
É cada vez mais comum que o profissional da contabilidade detenha conhecimentos que vão além das competências técnicas. A palavra skills, em inglês, que significa habilidade, traz a dinâmica de aptidões presentes no corpo de colaboradores de diversas instituições. As hard skills e soft skills são denominadas, respectivamente, como habilidades técnicas e habilidades comportamentais indispensáveis para um bom profissional, desenvolver essas qualidades envolve conhecimento e controle. As hard skills são as mais fáceis de identificar, é por meio delas que o recrutador de uma organização fica ciente das suas técnicas, da formação, das habilidades adquiridas. Um curso superior ou de idioma, uma certificação ou até mesmo uma participação em palestra são itens facilmente visualizados em um currículo. Agora, as soft skills, ou seja, as habilidades comportamentais e sociais são mais difíceis de mensurar.
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) convidou Fabiana dos Santos, conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), embaixadora da Rede de Contadoras Negras (Recon), analista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e fundadora do Instituto Transmutar para falar sobre como as organizações estão lidando com essas habilidades e como os profissionais podem se preparar para essa demanda. Segundo Fabiana, as habilidades comportamentais, ou seja, as competências que se relacionam com a maneira como as pessoas interagem com outras, como se comunicam, resolvem conflitos, lideram, trabalham em equipe, gerenciam o tempo e o estresse são fundamentais em qualquer contexto, sejam pessoais ou de negócios.
“As empresas que prezam pela governança geralmente buscam colaboradores que possuam um conjunto de habilidades que equilibrem tanto as técnicas como as comportamentais. Os profissionais que possuem as soft skills adequadas tendem a ser mais colaborativos, proativos, confiáveis e respeitosos com os outros, o que pode levar a um ambiente de trabalho mais saudável e a uma cultura organizacional muito mais positiva”, destacou.
Outro ponto tratado pela conselheira é a progressão de carreira profissional, já que para ela a governança nas empresas está relacionada diretamente às habilidades desenvolvidas por seus líderes. “Isso porque a governança envolve o gerenciamento de processos e tomadas de decisão em uma organização, o que requer habilidades de comunicação efetiva, colaboração, pensamento crítico e resolução de problemas, todas estas diretamente ligadas às soft skills“, afirmou, e detalhou que a governança também envolve a identificação e mitigação de riscos “ter esse pensamento crítico e analítico é o que faz com que líderes sejam capazes de tomar boas decisões e garantir a conformidade com as normas e regulamentos”.
Segundo a conselheira, existe uma tendência mundial das organizações, sobretudo em uma ótica de Environmental, Social and Governance (ESG, na sigla em inglês) que se priorize um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo, seguro e eficiente para todos os colaboradores. Aqueles profissionais que estiverem atentos a essas questões têm vantagem competitiva em relação a outros que somente desenvolveram competências técnicas. Para os que desejam otimizar o crescimento profissional e aproveitar as softs skills, Fabiana deixa a dica de não se afastar da sua própria personalidade, isto é: do que cada um realmente é.
“Esse caminho passa fundamentalmente pelo autoconhecimento, para que então o profissional seja capaz de reconhecer as habilidades que ele precisa desenvolver. É preciso conhecer seus pontos fortes, saber o lugar que se pretende alcançar e reconhecer seus sentimentos. Observar a si, o contexto de atuação e, assim, definir um plano de crescimento pessoal para atingir as posições que se almeja. Para além de sermos melhores profissionais, seremos também pessoas muito melhores”, detalhou.
Quais soft skills são indispensáveis?
Fabiana também citou e definiu algumas características consideradas indispensáveis para um profissional atualmente, sobretudo para os que pretendem se destacar. Para ela, algumas dessas habilidades foram necessárias durante a sua trajetória. Confira:
– Comunicação: é fundamental que o profissional seja capaz de comunicar o resultado do seu trabalho. Seja essa uma comunicação escrita por meio de relatórios claros e coesos, por meio da comunicação falada e ainda por meio das redes sociais. A base da boa comunicação é a escuta ativa e a capacidade de adaptação para o público. Na nossa profissão, a depender do tipo de comunicação necessária, vai ser preciso desenvolver desde aprendizagem de marketing digital, storytelling para relatórios ou ainda habilidades de palestrantes para uma apresentação ao cliente muito mais segura e clara.
– Colaboração: a habilidade de trabalhar em equipe é fundamental, mas distribuir tarefas não é mais o suficiente. O profissional colaborativo é capaz de contribuir com as outras pessoas, ouvindo e respeitando as ideias dos outros de forma que o grupo todo se sinta motivado e respeitado.
– Inteligência emocional: muitas vezes, vemos profissionais com grandes habilidades técnicas e que carecem de desenvolvimento de sua inteligência emocional. As capacidades de gerir as próprias emoções e de identificar as emoções dos outros evitam conflitos e criam relações mais harmoniosas.
– Resolução de conflito: nas relações pessoais e profissionais, é normal que surjam pontos de discordância, inclusive técnicas. O profissional que tem habilidade de avaliar, identificar e oferecer solução para o conflito tem melhores resultados individuais e para a equipe como um todo.
– Liderança: todo profissional precisa entender que a liderança não depende do cargo, ao contrário, o profissional que já desenvolveu liderança está apto para subir de nível. Isso inclui a capacidade de motivar e orientar os outros, delegar tarefas de forma eficaz e fornecer feedback construtivo. É preciso desenvolver liderança desde sempre em qualquer estágio de carreira.
Profissional da Contabilidade. Todo dia, pode contar!
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Cookies são pequenos arquivos de texto enviados pelo site que são salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site. Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços.
Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Sem eles, o site não funciona ou apresenta mau desempenho. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.
Eles contêm informações sobre a sua navegação em nossa página e retêm apenas informações relacionadas à suas preferências.
Assim, essa página consegue armazenar e recuperar os dados sobre os seus hábitos de navegação, de forma a melhorar a experiência de uso, por exemplo. É importante frisar que eles não contêm informações pessoais específicas, como dados sensíveis ou bancários.
O seu navegador armazena os cookies no disco rígido, mas ocupam um espaço de armazenamento mínimo, que não afetam o desempenho do seu computador. A maioria das informações são apagadas logo ao encerrar a sessão.
Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site – são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais e possibilitam a navegação em nossas aplicações e o acesso a todos os recursos; sem estes, nossos serviços podem apresentar mal desempenho ou não funcionar corretamente.
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são Temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.
Utilizamos também cookies persistentes que permanecem em seu disco rígido até que você os apague ou seu navegador o faça, dependendo da data de expiração do cookie. Todos os cookies persistentes têm uma data de expiração gravada em seu código, mas sua duração pode variar.
Coletam e armazenam a ciência sobre o uso de cookies no site.
Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são Temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.
Utilizamos também cookies persistentes que permanecem em seu disco rígido até que você os apague ou seu navegador o faça, dependendo da data de expiração do cookie. Todos os cookies persistentes têm uma data de expiração gravada em seu código, mas sua duração pode variar.
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análise e melhorar as funções do site.
O CFC utiliza Cookies para fornecer a melhor experiência de uso, tornando nossas aplicações disponíveis no site mais personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Assim, buscamos entender como você utiliza nossas aplicações e ajustar o conteúdo para torná-lo mais relevante para você, além de lembrar de suas preferências.
Os Cookies participam deste processo porquanto armazenam, leem e executam os dados necessários para cumprir com o nosso objetivo.
Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.
Chrome
Firefox
Microsoft Edge
Internet Explorer
Safari
Para o CFC, a privacidade e confiança são fundamentais para a nossa relação com você. Estamos sempre nos atualizando para manter os mais altos padrões de segurança.
Assim, reservamo-nos o direito de alterar esta Política de Cookies a qualquer tempo. As mudanças entrarão em vigor logo após a publicação, e você será avisado caso ocorram.
Ao continuar a navegação nas nossas aplicações do site após essa mudança se tornar eficaz, você concorda com ela. Aconselhamos que você sempre verifique esta Política.
Em caso de dúvidas sobre esta Política de Cookies, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].
Esta Política de Cookies foi atualizada pela última vez em 16/04/2021.