Publicação:
Em evento realizado na terça-feira (29/8), na Sala de Inovação da Procergs, o Comitê EmFrente, Mulher, ligado ao gabinete do governador como parte do Programa RS Seguro, entregou o Selo EmFrente, Mulher para 13 empresas selecionadas. Além de receberem os certificados, os representantes das empresas participaram de painéis, nos quais puderam apresentar as boas práticas e as estratégias de atuação que adotam no enfrentamento à violência contra a mulher.
Criado pela Lei 15.916/2022, o selo é concedido a empresas socialmente responsáveis que desenvolvem programas, projetos e ações de forma sistemática e contínua em favor da valorização das mulheres e do enfrentamento à violência de gênero. Ele tem validade de dois anos e pode ser renovado. As inscrições para a certificação são abertas anualmente, sempre em março, mês da mulher.
O diretor-executivo do programa RS Seguro e responsável pela coordenação do comitê, Antônio Padilha, comemorou a adesão ao selo EmFrente, Mulher por empresas de diferentes ramos, cada vez mais engajadas e comprometidas com a causa. “É muito gratificante estarmos aqui nesta devolutiva com empresas preocupadas com as mulheres que trabalham nelas, não somente no âmbito profissional, mas também no âmbito pessoal. Isso reflete diretamente no ambiente de trabalho como um todo, seja no convívio, seja nas atividades” afirmou.
O selo é uma iniciativa do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, formado por representantes de órgãos do Executivo, do Ministério Público, do Judiciário e da sociedade civil. Foi lançado oficialmente em 15 de março de 2023, com o objetivo de aumentar o engajamento das empresas no fortalecimento da defesa dos direitos da mulher e no combate à violência contra as mulheres e a desigualdade em relação aos homens.
“Esse foi e continuará sendo um trabalho integrado envolvendo diversas áreas e Poderes, em prol de um objetivo e de resultados em comum: permitir que o tema da violência contra a mulher esteja cada vez mais presente no ambiente de trabalho, para que os índices diminuam de modo crescente e menos mulheres sejam vítimas de qualquer tipo de agressão”, acrescentou Padilha.
Empresas do Rio Grande do Sul, com regularidade fiscal e trabalhista pudem requerer o selo. A solicitação deve ser feita no site www.emfrentemulher.rs.gov.br, com o envio de documentos que comprovam as ações e os programas de valorização e fortalecimento dos direitos das mulheres. As análises são realizadas pela coordenação do comitê juntamente com integrantes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).
O titular da SJCDH, Mateus Wesp, saudou a iniciativa e a continuidade da política pública. “O selo Em Frente, Mulher não é apenas um símbolo, mas sim um compromisso de que a igualdade de gênero e a valorização das mulheres não são apenas ideias, mas princípios orientadores de nossas ações e decisões. O selo representa a crença de que o progresso de uma sociedade está intrinsecamente ligado à inclusão e ao empoderamento de todas as suas partes”, ressaltou.
Mônica Rossi, sócia do Rossi, Maffini, Milman & Grando Advogados, uma das empresas certificadas, comemorou: “Estamos muito felizes por recebermos o selo. A ação coroa incentivos do nosso escritório ao protagonismo feminino. Este selo é de suma importância para toda a sociedade. A empresa privada divulga, trabalha, fala, leva o assunto para a comunidade. As empresas, assim como o governo e todos os entes públicos, necessitam falar sobre essa pauta. Falar e divulgar o tema é o que vai tornar a sociedade mais igualitária”.
Luciane Gottschall, dona da Gotcha Comércio de Expositores e Closets, que atua há 16 anos, em Porto Alegre, no mercado com utilidades domésticas, além de receber o selo para a sua empresa, também fez parte do começo do projeto. “Foi muito legal pois, além de ter minha empresa selecionada, eu fiz parte de todo o processo de construção selo como integrante do projeto. Vimos a importância desse trabalho. Minha loja é pequena, composta por três funcionárias. Isso mostra que qualquer empresa pode ganhar o selo, desde que faça a diferença no mercado feminino, no acolhimento às mulheres, valorizando a mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. Nós podemos ser o que quisermos, basta acreditar na força que temos como mulheres”, afirmou.
Empresas vencedoras do Selo EmFrente, Mulher 2023:
Inscrição parta o selo de 2024:
Link para mais informações
Sobre o Comitê
O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – Em Frente, Mulher foi criado pelo Decreto Estadual 55.430/2020 e tem como objetivo central fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas.
Texto: Elisângela Veiga/Ascom RS Seguro
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom