Portugal visto de dentro por um jornalista carioca
Jornalista há mais de 20 anos, fez diversas coberturas internacionais por O Globo. Escreve de Portugal desde 2017.

Assinantes podem presentear 5 acessos GRATUITOS por dia.
As empresas portuguesas querem contratar mais no primeiro trimestre de 2024. Cerca de 42% das companhias consultadas pelo estudo da Manpower revelaram planos de aumentar equipes.

A pesquisa da consultoria faz um balanço entre empresas que querem contratar, as que manterão equipes estáveis (41%) e as que planejam demitir (14%). Assim, o resultado de Portugal entre as expectativas globais de contratação é de 28%, acima da média de 26%.
O número fica sete pontos abaixo das previsões de contratações do último trimestre deste ano. Mas é 16 pontos acima do período entre janeiro e março de 2023.
Mantidas as previsões, 2024 pode trazer uma oportunidade para os brasileiros, que representam 38,4% dos estrangeiros sem trabalho.
Eram 15.059 os desempregados brasileiros registrados em 2022, segundo o relatório anual do Observatório das Migrações. É um aumento de 4,5% em relação aos 14,4 mil de 2021.
As prováveis cidades com mais vagas serão, em ordem, Lisboa e Porto. E são as grandes e médias empresas que tendem a contratar mais funcionários nos primeiros três meses.
Na comparação entre o próximo ano e 2023, a Manpower diz que Portugal deve aumentar em 16% o número de contratações, o quarto país da lista, atrás de Hungria, Polônia e Holanda.
Portugal também está no topo da tabela quando o assunto é falta de mão de obra: 81% das empresas comunicaram dificuldade de contratar. Acima estão Israel, Grécia, Alemanha e Japão.
Inscreva-se na Newsletter: Portugal Giro

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso ajudar?
1