Empresário suspeito de realizar lavagem de dinheiro para organização criminosa é preso no litoral de Santa Catarina – Polícia Civil RS

25 de junho de 2024

Publicação:
Na noite de 18/06, na cidade de Bombinhas – SC, a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Capturas (Decap) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), coordenada pelo Delegado de Polícia Gabriel Casanova, realizou o cumprimento de mandado de prisão preventiva de indivíduo de 50 anos, empresário suspeito de ser um dos principais responsáveis pela lavagem de dinheiro da organização criminosa oriunda do Vale do Rio dos Sinos.
O indivíduo atuava no ramo da construção civil na região metropolitana de Porto Alegre e possui antecedentes por posse de arma de fogo, associação ao tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O preso foi um dos alvos da Operação Erga Omnes, deflagrada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) em novembro de 2022, sob a coordenação do Delegado Gabriel Borges, que visou atingir célula da organização criminosa responsável pela lavagem de dinheiro. Na época, o indivíduo foi preso temporariamente, sendo posto liberdade após o prazo legal.
Com a conclusão da investigação, o indivíduo foi apontado como um dos principais responsáveis pela lavagem de dinheiro do referido grupo criminoso. O empresário ostentava uma vida de luxo, com imóveis, veículos e viagens para o exterior. Além disso, ficou demonstrado que o indivíduo integrava a organização.
Em razão disso, em março de 2023, a 1ª Vara Estadual de Julgamentos de Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro expediu mandado de prisão preventiva em desfavor do empresário. No entanto, ele não foi localizado e passou a ser considerado foragido da justiça. Desde então, foram realizadas diversas diligências com o objetivo de capturá-lo.
Nesta terça-feira, o indivíduo foi localizado pela equipe da Decap na cidade de Bombinhas-SC, onde estava se ocultando na casa de familiares. Ele foi abordado e capturado no momento em que se deslocava para um comércio local. 

Após a prisão, o indivíduo foi apresentado na Delegacia local. Na manhã desta quarta-feira (19/06), o preso foi escoltado até Porto Alegre. Foram realizados os procedimentos de praxe e o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.

source

Você está lendo:

Empresário suspeito de realizar lavagem de dinheiro para organização criminosa é preso no litoral de Santa Catarina – Polícia Civil RS

Facebook
Twitter
LinkedIn
Posso ajudar?
1