Evento aberto no último dia 17 tem programação de palestras com convidados internacionais e oferece ambiente de network para startups e inovação
Foi aberta nesta segunda-feira, 17 de junho, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, a edição 2024 da SciBiz, feira de inovação e negócios da Universidade, que é organizada pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, Agência USP de Inovação (Auspin) e Centro de Inovação da USP (Inova USP).
Neste ano, em sua sétima edição, o evento tem como tema Deep Techs e a Neoindustrialização, tratando da vanguarda da inovação. Na lista de assuntos das discussões que estão sendo realizadas pelos mais de 300 panelistas, Blockchain, Impacto e Inclusão Social, Sustentabilidade, Futuro do Trabalho, Saúde e Hospital 4.0, 5G, Inteligência Artificial, Amazônia 4.0, Bioeconomia, Cidades Inteligentes, Sociedade Compartilhada, Internacionalização de Negócios, AgTech e FashionTech.
Na solenidade, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou as mudanças que vêm ocorrendo nas universidades ao longo do tempo: “Há 40 anos, quando iniciei minha carreira acadêmica, valorizava-se apenas as publicações. Ao longo dos anos, foi aumentando a importância do impacto dessas publicações e, hoje em dia, espera-se um resultado positivo a respeito de como transformamos nosso conhecimento em melhorias para a sociedade, seja em produtos, seja em políticas. É por isso que a USP vem aprofundando essa nova visão. Seguimos fazendo o que sempre fizemos, com muita qualidade, na graduação, na pesquisa, na pós-graduação e na extensão, mas agora ampliando e valorizando um ecossistema de inovação em todos os seus aspectos, desde o jurídico até os espaços físicos destinados às startups”.
Conferência na USP une ciência e negócios para abordar “deep techs” e neoindustrialização
De 17 a 21 de junho será realizada a edição 2024 da SciBiz, uma feira de inovação e negócios sediada na USP; haverá workshops e painéis de discussão com renomados especialistas do setor, além de stands e apresentações de startups
Edição 2024 da SciBiz na USP dará destaque à Inovação Deep Tech
A feira de inovação e negócios promete aprofundar os empreendimentos tecnológicos e científicos de ponta no Brasil, um tema, segundo Moacir Miranda, do qual a USP não pode se furtar
De 17 a 21 de junho será realizada a edição 2024 da SciBiz, uma feira de inovação e negócios sediada na USP; haverá workshops e painéis de discussão com renomados especialistas do setor, além de stands e apresentações de startups
A feira de inovação e negócios promete aprofundar os empreendimentos tecnológicos e científicos de ponta no Brasil, um tema, segundo Moacir Miranda, do qual a USP não pode se furtar
Carlotti também comentou sobre a importância da relação entre as universidades, as empresas e os governos no processo de inovação: “O Brasil tem potencial para ser um dos maiores players mundiais em várias áreas, como saúde, agricultura, inteligência artificial ou transição energética, e este diálogo da academia com os demais entes da sociedade é que permite avançar. Ao contrário do que muita gente costuma pensar, as empresas brasileiras investem bastante capital nacional em ciência e tecnologia e têm grande interesse em trabalhar com as universidades, inclusive na pesquisa básica, que em nada se opõe à ciência aplicada e também tem grande potencial de trazer melhorias de vida para as pessoas”.
Já o coordenador da SciBiz, que também coordena o Escritório de Parcerias (Depar) da USP, Moacir Miranda, celebrou o aumento de colaborações que o evento apresenta nesta edição: “Abrir um evento com tantos parceiros e com centenas de painelistas, vindos de todos os continentes do mundo, reforça a importância do tema e do papel da USP como lugar central e de vanguarda para esse tipo de discussão. Na programação dos próximos dias, os participantes terão a oportunidade de dialogar com os principais atores da inovação em eixos como agronegócio, saúde, infraestrutura, cidades inteligentes, transformação digital, defesa, bioeconomia e descarbonização”.
A abertura do evento contou ainda com a participação do presidente do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Gesil Sampaio Amarante Segundo; da presidente do Fortec Sudeste, Katia Montenegro; da CEO do Sosa Brasil, Gianna Sagazio e do coordenador da assessoria técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Alberto Amorim.
As atividades da SciBiz acontecem até o dia 21 de junho e incluem palestras, workshops, painéis de discussão, apresentação de startups em estandes, pitches e uma maratona de inovação. Os interessados podem consultar a programação completa e efetuar inscrições no endereço: scibizconference.com.br.
Abrindo a programação da SciBiz 2024, a primeira mesa apresentada teve como tema A universidade empreendedora como alavanca da inovação no Brasil. Com moderação do coordenador da Agência USP de Inovação (Auspin), Luiz Henque Catalani, a discussão teve apresentações dos reitores da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Marco Tulio de Castro Vasconcelos; da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente; e do diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Breno dos Santos, além de uma participação por vídeo da reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Ana Beatriz de Oliveira.
Nas apresentações, os representantes das instituições apresentaram como vêm buscando a melhora do ambiente de inovação e convergiram a respeito da importância da colaboração entre instituições de diversas naturezas, da interação e da comunicação com a sociedade civil e da busca pela inovação nos seus diferentes aspectos, não só tecnológicos, mas também aqueles de ordem social.
Para finalizar as atividades da manhã, o público assistiu a uma apresentação da Orquestra de Câmara da USP (Ocam), uma orquestra profissionalizante fundada em 1995, que é ligada ao Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes. Formada por estudantes bolsistas, ela funciona como um curso de extensão universitária, e realiza apresentações ao longo de todo o ano dentro e fora da USP.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.
Por Sérgio Carvalho, pianista do Coral da USP
Por Andreina Nigriello, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
Por Waldenyr Caldas, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP