Notícia
Inovação
A Receita Federal do Brasil, em parceria com o Serpro, promove, de 16 a 18 de agosto, na capital mineira, o evento Colabora Redesim. O encontro pretende constituir um espaço de escuta de sugestões, dores e necessidades de todos os atores dos processos de abertura, licenciamento, alterações e baixas de empresas no país para, em seguida, criar soluções que melhor atendam às necessidades e oportunidades de melhoria mapeadas.
“Nossa intenção é construir o Portal de Negócios do Brasil, então todos os intervenientes devem ser ouvidos para que esse ambiente seja o melhor possível. Por isso esse evento torna-se fundamental, porque conta com a participação extremamente ampliada de órgãos públicos, da sociedade e de parceiros”, afirmou Mario Jose Dehon São Thiago Santiago, subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita Federal do Brasil (RFB), durante a abertura do evento.
O subsecretário fez questão de elogiar a a participação da estatal de tecnologia do governo federal nessa longa caminhada de modernização e transformação digital promovidas pela RFB. “Com relação ao Serpro, a gente só tem que destacar que é uma parceria extremamente importante e produtiva, porque a empresa traz toda essa qualidade que a gente precisa, em termos de captação dos desejos e depois do desenvolvimento das soluções tecnológicas. Não haveria portal se não houvesse todos esses intervenientes, especialmente nosso parceiro, o Serpro”, frisou.
O Colabora Redesim também conta com a participação do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, da Junta Comercial de Minas Gerais, do Sebrae, da Secretaria de Fazenda de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte. Participam ainda empreendedores de pequenos, médios e grandes negócios, advogados, contabilistas, órgãos licenciadores, juntas comerciais, prefeituras, secretarias estaduais de Fazenda e municipais de Finanças de todo o Brasil.
Durante a manhã do primeiro dia do evento, o superintendente da RFB, Michel Lopes Teodoro, lembrou aos participantes que há 20 anos atrás, demorava-se 200 dias para se constituir uma empresa no país, tempo reduzido para um dia atualmente. “Isso não é à toa. Isso é fruto da colaboração entre instituições para melhor atender a sociedade”, frisou.
Colaboração destacada também por Liken Iu Matsumoto, gerente de Negócio do Serpro que também integrou a mesa de abertura. “Nosso objetivo é justamente entender e colaborar com todos os atores que participam desse processo tão importante para o ambiente de negócio do país. Estamos aqui hoje para ouvir todos os colegas presentes. Eu acredito que esse evento vai ser muito oportuno para a que a gente possa ter insights para a criação de soluções cada vez melhores, focando sempre na experiência do usuário”, analisou.
O evento Colabora Redesim foi pensado com uma dinâmica bastante diferenciada, a partir de técnicas de UX Design (Experiência do Usuário) e gamificação. “Hoje vamos começar um jogo cujo objetivo é melhorar o ambiente de negócio do nosso país. Queremos que essa seja uma experiência imersiva para que possamos contar com a colaboração efetiva de todos. Queremos começar o Portal de Negócios Redesim ouvindo e trazendo tudo que vocês disserem para dentro desse projeto”, explicou Felipe Jose Martins Leite, gerente de Desenvolvimento do Serpro.
Basicamente, o jogo será dividido em etapas que envolvem a apresentação de dores identificadas pelos participantes, a seleção das mais votadas entre elas, grupos que vão propor soluções para esses problemas, uma rodada de investimentos (com a moeda do jogo) para impulsionar as propostas mais promissoras e a escolha de uma equipe vencedora ao final. Todas as propostas serão acompanhadas por especialistas do Serpro que vão ajudar na dinâmica e avaliar a aplicação dos insights gerados no desenvolvimento de sistemas e ferramentas tecnológicas para o ambiente de negócios do país. “Independentemente do vencedor do jogo, o mais importante é que quem vai ganhar é o país”, pontuou Felipe.
Carlos Eduardo Tavares de Almeida, também gerente de Desenvolvimento do Serpro, destacou que essa é a primeira vez que é realizado um evento com a participação de todos os envolvidos. “Eventualmente, já tivemos ações com um ou outro ator, mas com todos os intervenientes é a primeira vez. Isso é muito importante para a área de desenvolvimento do Serpro, pois temos a oportunidade de conhecer as pessoas, ver o que elas buscam, saber das dificuldades que os atores enfrentam na relação entre eles e o que um pode melhorar para atender ao outro. Além disso, especificamente na visão da equipe de desenvolvimento de software, nós teremos orgulho de saber que participamos de uma solução que pretende mudar completamente o processo de negócio no país, gerando riqueza, facilitando a vida do empresário e do cidadão”, completou.
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) foi criada pelo Governo Federal por meio da Lei Nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, e tem por premissas básicas abreviar e simplificar os procedimentos para abertura de empresas, reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, tanto no âmbito da União como dos Estados e Municípios. Todo esse processo informatizado, linear e único é composto pelos sistemas das instituições que dele participam com comunicação automática. Entre os parceiros, encontram-se os órgãos de registro (Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e OAB), as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.
Mario Jose Santiago fala sobre o Colabora Redesim
Liken Lima, gerente de Negócio do Serpro, fala sobre as expectativas de resultados do evento
SGAN Quadra 601 Módulo “V”
CEP: 70836-900
FAX: (61) 2021-8531
Horário de atendimento: 8h às 18h