Campanha deve captar mais de R$ 2 mi para negócios de impacto – UOL

13 de maio de 2024

Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada

benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
A Trê Investindo com Causa, empresa que desenvolve programas de financiamento para negócios sociais, lança a campanha 1% para Impacto. A iniciativa tem por objetivo conscientizar investidores da importância de emprestar 1% de seus recursos diretamente a empresas focadas na solução de problemas socioambientais.
“A ideia é possibilitar que pessoas depositem seu dinheiro em causas nas quais acreditam, adotando uma atitude proativa em relação às mudanças que querem ver acontecendo no mundo”, explica Sergio Resende, diretor de novos projetos e cofundador da Trê.
Seis negócios participam da atual rodada de investimentos, que deve captar R$ 2,7 milhões: Estante Mágica, negócio social de educação infantil; Donamaid, startup com foco em empregabilidade feminina; Ecomunica, empresa de comunicação e marketing para impacto; Appana, consultoria de impacto positivo; Cause, consultoria ESG; Herself, marca focada no empoderamento feminino e finalista do Prêmio Empreendedor Social 2023 na categoria Inclusão Social e Produtiva.
Investidores podem escolher as empresas que financiarão. “Não se trata de doação. Os negócios solicitam pedidos de crédito e, posteriormente, devolvem o dinheiro com juros e correção aos investidores”, diz Resende. Toda a operação é regulada pelo Banco Central.
Os pedidos variam de R$ 200 mil a R$ 1,6 milhão. A taxa anual de juros paga pelos negócios aos investidores é de 12%. Até o final do ano, a Trê espera ultrapassar 30 milhões captados via empréstimo coletivo por meio de mil investidores.
Empresas selecionadas para receber o financiamento precisam apresentar faturamento anual a partir de R$ 1.000.000, adotar modelo de negócio focado na geração de impacto socioambiental e ter CNPJ com no mínimo dois anos de existência.
O processo de seleção da Trê envolve duas etapas: raio-X de capital e selo Trê. Na primeira delas, verifica-se a saúde financeira do negócio e a capacidade de pagamento. Na segunda, identificam-se as causas em que os solicitantes atuam. Soma-se a isso o monitoramento do desenvolvimento dessas empresas.
Para ser investidor, é preciso ter mais de 18 anos, fazer cadastro na plataforma de empréstimo coletivo da Trê e escolher negócios que deseja apoiar com aportes a partir de R$ 10,00. Atualmente, a Trê conta com mais de 800 investidores, entre pessoas físicas e empresas.
Um dos negócios que participam dessa rodada é a Estante Mágica, plataforma educacional que estimula a publicação de livros escritos por alunos da educação infantil e fundamental. Robson Melo, fundador da edtech e que venceu com ela o Prêmio Empreendedor Social de 2023 na categoria Inovação para o Século 21, explica que a obtenção de crédito é desafio para grande parte dos negócios sociais: “Hoje, temos muitos negócios sociais que estão alcançando um tamanho significativo e demandando um crédito maior para conseguir alcançar fluxo de caixa e investir em crescimento”.
Além de fortalecer o fluxo de caixa, a Estante Mágica planeja empregar os recursos receberá na expansão de sua operação. “Queremos chegar em mais escolas públicas, tanto no Brasil e quanto fora dele. No México, por exemplo, temos observado um volume grande de escolas interessadas em aplicar a Estante Mágica”, conta Melo.

A lógica campanha em questão se assemelha à de outras iniciativas pelo mundo. É o caso do Pledge 1%, movimento global que incentiva pessoas e empresas a doarem 1% de seus lucros, faturamento, herança ou outro tipo de patrimônio para causas diversas.
“Sabemos que empreender no Brasil implica uma complexidade gigante. Mas empreender com impacto social e ambiental é um desafio ainda maior. Poder estar do lado dessas pessoas, apoiando-as, para que elas tenham o recurso para alavancar seu negócio, faz uma diferença enorme”, afirma Resende.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Carregando…
Carregando…
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Lago de Porto Alegre pode chegar a 5,5 m, diz UFRGS; número de mortes com enchentes no estado é de 145
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Ator morreu no Rio de Janeiro, onde morava; informação foi confirmada pelo amigo Stepan Nercessian
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Troca ocorre em meio a ofensiva na Ucrânia; principal linha-dura do governo também caiu
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!

source

Você está lendo:

Campanha deve captar mais de R$ 2 mi para negócios de impacto – UOL

Facebook
Twitter
LinkedIn
Posso ajudar?
1