Segundo o Sebrae, o indicador recuou 0,8 ponto e fechou o mês em 92,9; redução foi maior para os pequenos empresários do comércio
A confiança nos pequenos negócios apresentou uma leve queda de 0,8 ponto em julho de 2023 e fechou em 92,9 pontos. O resultado interrompeu um ciclo de crescimento observado nos 2 meses anteriores. Em junho, foi o maior resultado do ano.
Os números foram apresentados pela Sondagem dos Pequenos Negócios, realizada mensalmente pelo Sebrae em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e divulgada nesta 3ª feira (22.ago.2023). Eis a íntegra (2 MB).
A confiança varia de 0 a 200 pontos. Se o índice estiver acima de 100, considera-se que os pequenos negócios estão em aceleração. Já se estiver abaixo, considera-se um período de recuo.
Todos os setores (comércio, serviços e indústrias) registraram recuo na confiança. O presidente do Sebrae, Décio Lima, atribui os resultados ao “atual ambiente econômico, que apresenta uma alta carga tributária, crescimento da inadimplência, dificuldade de obtenção de crédito e o juro básico, que ainda se encontra em patamar elevado”.
A confiança varia conforme o setor do pequeno negócio. Eis como ficou o índice para cada um:
A Sondagem dos Pequenos Negócios ainda mostra quantos (em %) dos pequenos empresários veem a facilidade de acesso a crédito por cada setor. Eis os resultados:
O Sebrae e a FGV consideram as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) no levantamento. O índice de confiança é calculado a partir do agregado de setores de cada negócio.
O cálculo da confiança considera 2 pontos para calcular o número para cada setor:
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.