Dados do Banco Central (BC) apontam que existem R$ 7,5 bilhões a serem devolvidos no Sistema de Valores a Receber (SVR).
O BC diz que os pedidos para receber o dinheiro esquecido podem ser feitos a qualquer momento, e que os valores não resgatados permanecem guardados nas instituições financeiras de origem.
Segundo a autoridade monetária, não há previsão legal para direcionamentos futuros dos recursos, caso não sejam sacados.
Para consultar e resgatar o dinheiro esquecido, acesse o SRV e faça a consulta.
Para saber se você ou sua empresa tem algum valor a receber, é necessário CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura.
Faça login com a conta gov.br. Para valores de pessoa física, por causa do sigilo bancário, sua conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro.
Para valores de pessoa jurídica, precisa ter conta gov.br com o CNPJ vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador).
Acesse a aba “Meus Valores a Receber”.
Leia e aceite o termo de ciência.
Confira as informações na tela, como valor a receber, o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor e a origem do valor a receber.
Solicite o resgate do valor.
Se o sistema não oferecer a opção “Solicitar por aqui”, entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução.
Nesse caso, a instituição financeira é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Confira o recibo, com as informações de valor a receber, que pode ser salvo, impresso ou compartilhado.
