No encerramento do II Encontro Nacional do Polo Sebrae Agro, nessa sexta-feira (18), na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, profissionais das 27 unidades da federação deram mais um passo importante na busca pelo fortalecimento do trabalho em rede do Sistema Sebrae voltado para o setor do agronegócio. O objetivo da iniciativa é criar soluções para beneficiar aproximadamente 4,5 milhões de produtores rurais brasileiros que ainda enfrentam dificuldades para se desenvolverem economicamente. As práticas diferenciadas de cada estado serão publicadas em uma página especial no site do Polo, para que fiquem à disposição de todos os micro e pequenos produtores rurais e instituições do setor produtivo de todo o país.
“Acreditamos que conseguimos alcançar esse primeiro grande objetivo, a rede está fortalecida e agora o nosso trabalho enquanto polo de referência é manter essa rede sempre aquecida, sempre em contato para que novas ideias, para que novas iniciativas possam rapidamente ser distribuídas para todo o sistema, gerando o que é todo o nosso interesse aqui, uma grande inteligência coletiva dentro do sistema Sebrae para potencializar nossa atuação no agronegócio e fortalecer nossa parceria”, observou o coordenador do Polo Sebrae Agro, Douglas Paranahyba de Abreu. O agro é um dos polos especializados do Sistema Sebrae e é operacionalizado pelo Sebrae Goiás, referência no segmento.
Nesta sexta-feira, os participantes do encontro puderam relatar experiências locais de cada uma das unidades da federação, criando um ambiente de troca de informações e conhecimento. Os gestores do agro das 27 unidades do Sebrae, instaladas nos 26 estados e no Distrito Federal, apresentaram também soluções voltadas para o agronegócio que puderam apurar, analisar e identificar durante atividade ocorrida na quinta-feira (17).
“Com toda essa apresentação que foi realizada aqui, realmente não tenho dúvidas de que o site do Polo terá ainda mais visibilidade e cumprirá com sua função principal, que é levar informações da atuação agro dos estados para nossos clientes, parceiros e a sociedade de uma forma geral”, afirmou o coordenador do Polo Sebrae Agro.
Segundo Douglas, o próximo passo será consolidar as informações que foram apresentadas durante dos dois dias do encontro. Elas serão colocadas no site do Polo Sebrae Agro, em uma página chamada “Soluções”. “Acreditamos que, ao longo do mês de setembro, já começará lá o preenchimento de algumas partes desse quebra-cabeça de 27 peças das unidades federativas. Cada estado terá as soluções agro que possui por segmento, por cadeia produtiva, explicando passo a passo do que se trata a solução e qual a melhor forma para acessá-la”, informou.
O Polo Sebrae Agro foi criado em março de 2022, e tem, segundo seu coordenador, três objetivos. O primeiro é levantar, sistematizar e consolidar as informações das soluções agro de todo o Sistema Sebrae. O segundo é integrar os gestores de agro de todo o Brasil. “O terceiro, depois de todas essas informações, é termos um direcionamento estratégico para realmente melhorar a forma como o Sistema Sebrae lida com os pequenos negócios, trazendo boas práticas de estados que estão mais adiantados e disseminando isso para os demais estados que possam querer esse tipo de iniciativa”, explicou Douglas.
Presença de lideranças
O II Encontro Nacional do Polo Sebrae Agro reuniu mais de 70 profissionais de todo o Brasil. De acordo com o coordenador do polo, os participantes demonstraram que estão comprometidos com o projeto. “Não é fácil, no dia a dia do trabalho você ter a oportunidade de conversar com colegas, com pares, nem na sua unidade, muito menos de todo o Brasil. Então, aqui é um momento de muita troca de experiência e informação, e o papel do Polo, na verdade, é colocar todo mundo para remar no mesmo rumo”, ressaltou.
Douglas acredita que a presença de lideranças importantes fortaleceu o encontro realizado na capital mineira. Ele destacou a presença do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o diretor superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; o diretor-técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido; o diretor-técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini; Eduardo Gomes, que é diretor adjunto do Sistema CNA/Senar; e o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussni.
“Com essas lideranças, temos muita força para comandar esse grande time de mais de 70 técnicos motivados, entusiasmados e apaixonados por atender os pequenos negócios. Então, ter lideranças e um time motivado e supercompetente durante dois dias aqui em Belo Horizonte, com foco único e exclusivamente no tema agronegócio, juntando dirigentes do agro e soluções, acho que foi fundamental e merece destaque”, disse o coordenador.
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
Acesse aqui o Polo Sebrae Agro.
História