Por Gabriela da Cunha, Valor Investe — Rio
Com chuvas sem precedentes atingindo o Rio Grande do Sul desde o dia 30 de abril, diversas infraestruturas foram fortemente impactadas, e em alguns casos interrompidas sem previsão de retorno. Em relação aos serviços bancários não é diferente. Com 131 bloqueios parciais ou totais nas estradas, até a quinta-feira (9), o abastecimento de dinheiro em espécie nas agências bancárias e caixas eletrônicos está comprometido.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), "em razão de questões logísticas, devido à dificuldade de acesso das transportadoras de valores, alguns pontos do Rio Grande do Sul enfrentam dificuldade no fornecimento de meio circulante. No momento, há cerca de 290 agências fechadas", diz a entidade por meio de nota. O comunicado reforça, ainda, que há um trabalho contínuo entre as instituições financeiras, Banco Central e as empresas de transporte de valores para garantir o fornecimento de numerário a esses locais.
A TecBan, que opera a rede de caixas automáticos Banco24Horas, não respondeu aos questionamentos se há falta de fornecimento de dinheiro em espécie nos caixas automáticos das regiões mais afetadas, mas esclarece que "está empenhada em assegurar a continuidade dos serviços e manter todos informados durante este período crítico".
Para informações sobre a disponibilidade dos caixas eletrônicos em cada cidade, os usuários podem ligar para o telefone gratuito 0800 024 024 0.
Já o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, afirmou ao Valor que 23 agências foram afetadas pelas enchentes e 12 estão realmente inabilitadas. A sede do banco também foi alagada, mas o CEO garante que o Banrisul está 100% operacional, o que garante que o aplicativo e Internet Banking possam ser usados para pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos, entre outros.
Os mesmos canais de atendimento, além do telefone, também seguem funcionando normalmente nas demais redes bancárias presentes no Rio Grande do Sul.
Prioridade aos canais digitais
Enquanto a situação não chega perto de ser normalizada – já que o processo de reconstrução das cidades será muito longo -, a orientação da Febraban é para os consumidores darem preferência ao uso dos canais digitais, se dirigindo às agências bancárias apenas em situações imprescindíveis.
Para pagamentos e transferências, a entidade reforça que o pix funciona 24 horas todos os dias e feriados e que continua funcionando normalmente.
Segundo o Banco Central, analisando os dados das transações pix, não foi possível identificar nenhum comportamento atípico, nem de aumento da quantidade de transações pix realizadas, nem em relação a valores movimentados, desde o início da tragédia. O meio de pagamento instantâneo também tem sido recomendado para envio de doações a instituições que ajudam as vítimas das chuvas históricas.
Para quem usar o canal (pix), a Febraban chama atenção para que o doador cheque detalhadamente os dados antes de concluir a transferência, já que criminosos estão aproveitando o movimento de solidariedade para aplicar golpes. A mesma orientação é válida para doações feitas por TED e boletos.
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