Notícias
STARTUPS
Para impulsionar o empreendedorismo inovador, o InovAtiva abriu, nesta segunda-feira (17), as inscrições para o Ciclo 2023.2 dos programas de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental. Os empreendedores interessados podem se inscrever gratuitamente, entre os dias 17 de julho e 13 de agosto de 2023.
Realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Hub InovAtiva disponibiliza, ao todo, 280 vagas em dois programas neste ciclo.
Maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil abriu 220 vagas para negócios de todo o país que estejam nas fases de validação, operação e tração. Já para o InovAtiva de Impacto Socioambiental, focado em empresas com missão de gerar impacto social ou ambiental positivo, são até 60 vagas. Ambos os programas são de abrangência nacional e oferecem capacitação, conexão e mentorias aos participantes de forma completamente gratuita e equity free, não exige participação acionária.
De acordo com o diretor de transformação digital, inovação e novos negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços (MDIC), Luiz Gondin, InovAtiva vai além da aceleração de startups. “O InovAtiva também é uma ação que visa fomentar e disseminar a cultura de mentoria, criar oportunidades de negócios também para investidores-anjo e encorajar as dinâmicas entre os atores em seus ecossistemas”, ressalta. Segundo ele, “ecossistemas de empreendedorismo inovador, em particular, são a chave para transformar conhecimento e habilidades em produtos e serviços viáveis no mercado, e são a base para ecossistemas de inovação mais abertos”.
Desde a criação do InovAtiva, em 2013, já foram aceleradas mais de 3.500 startups de todo o país, pelos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental nos mais variados tipos de negócios. Dessas, mais de 1.600 foram conectadas a investidores.
Aceleração e Conexão
Durante 3 meses, os ciclos dos programas InovAtiva vão promover atividades de evolução e aprendizado, que serão divididas em duas etapas: Aceleração e Conexão. Durante a primeira fase, que se inicia em 4 de setembro, os empreendedores terão acesso a mentorias individuais e coletivas com especialistas do mercado, conteúdos sobre empreendedorismo, capacitação empreendedora e atividades de conexão. O encerramento dessa etapa ocorre durante o evento InovAtiva Day, quando é oferecida uma agenda de palestras, painéis e treinamentos de pitch para as startups do Ciclo.
As soluções de maior potencial seguem para a etapa Conexão. Com início em 6 de novembro, empreendedores receberão mais uma rodada de mentorias individuais especializadas para o desenvolvimento de seus negócios. O Ciclo será encerrado no já consagrado InovAtiva Experience, em São Paulo. Lá, as startups receberão o feedback de mentores sobre seu pitch no Demolation, atividade que simula um Demoday, e, ao final, terão a oportunidade de apresentar suas soluções para a maior banca de investidores do país, no Demoday.
Os participantes do InovAtiva de Impacto Socioambiental recebem capacitação voltada ao empreendedorismo em negócios de impacto, mentoria com executivos e especialistas na área socioambiental e são conectados a investidores interessados em apoiar soluções no setor.
Sobre o InovAtiva
O InovAtiva é uma política pública que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil. Realizado pelo MDIC e Sebrae, ele tem execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em coexecução em rede com Impact Hub Brasil e Associação Brasileira de Startups (Abstartups).